Proposta

Coloque os seus dados para poder votar. Só pode votar numa proposta.





Miradouro Da Boavista

Este nome deriva de um antigo miradouro ali existente, a poucos metros do local proposto, na encosta a montante, onde até á pouco tempo existiam ainda vestígios dos bancos que outrora permitiam que os Penelenses e visitantes ali pudessem usufruir da bela vista da Vila da Penela, daí o nome "Boavista". Pretende-se aproveitar o espaço já libertado pelas Infraestruturas de Portugal, a que faz parte o talude para o IC3, e criar um espaço idêntico ao outrora existente e que respeite os mesmos desígnios, que permita desfrutar da bela paisagem que o local oferece, mas que também permita momentos de lazer, convívio e um ponto de eleição para os amantes da fotografia. O espaço será composto por uma placa de estacionamento com capacidade para 3/4 lugares, com 3/4 árvores na frente dos lugares de estacionamento, junto à cerca de madeira. O espaço de permanência, será constituído por 2/3 mesas rusticas de madeira tratada e respetivos bancos, com uma cobertura em pérgula de madeira, que, com o tempo será enredada por arvores trepadeiras de forma a criar sombra e embelezar o equipamento. Lateralmente será colocado um painel informativo com o mapa do concelho, e informações turísticas, o que visitar, onde comer, onde dormir, para além de outra informação considerada relevante. O pavimento poderá ser em calçada portuguesa, com as marcações em pedra de cor diferente nas zonas de estacionamento. Para proteção, a frente para a estrada nacional deve conter uma cercadura em madeira tratada. Para completar o espaço, devem existir ainda dois caixotes para o lixo, de madeira tratada e de forma a poderem suportar no seu interior sacos de plástico para recolha do lixo de forma fácil.

Contributo para a estratégia de desenvolvimento do Município

Uma das estratégias de desenvolvimento do concelho está no turismo natureza, que ano após ano tem apresentado resultados crescentes. O que Penela tem para oferecer em termos turísticos torna cada vez mais atraente a visita ao concelho de Penela, que por turistas nacionais mas também por estrangeiros, contribuindo assim para a economia local.

Localização

Penela

Atores envolvidos

Grupo de moradores da Vila de Penela

Prazo de execução

30 dias

Custo estimado da implementação do projeto

25.000

Custo estimado do funcionamento anual do projeto

O referido espaço não necessita de qualquer recurso humano afecto, apenas exige a limpeza normal, a rega de arvores (trepadeiras e outras) e a manutenção trianual das estruturas de madeira do equipamento. Os custos de manutenção anuais são apenas resultantes da limpeza e da rega das arvores e devem ter um custo aproximado de 100€. No entanto deve ser considerada uma verba adicional trianual de 300€ para manutenção, nomeadamente para tratamento das madeiras.